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Cinco dicas para conduzir reuniões eficientes usando técnicas de pitch

Roberta Simões

O que reuniões e pitches tem a ver?

Os dois são formas de comunicação.

E é possível fazê-los de forma eficiente ou não.


Algumas premissas dos pitches podem fazer suas reuniões serem muito mais eficientes. Na verdade, técnicas de pitch podem influenciar qualquer forma de comunicação. Veja esse feedback que recebi de uma cliente, que é advogada, sobre a forma como escreve e-mails depois de ter feito o treinamento:



feedback de cliente da pitching print do whatsapp


Em reuniões de vendas, além de fazer um pitch, a agenda da reunião faz parte da minha estratégia.


Meus objetivos são:
  1. Passar uma determinada mensagem com clareza. E uma única mensagem, não mais do que isso.

  2. Fazer a apresentação o mais breve possível.

  3. Abrir espaço para o lead falar se quer seguir ou não com a conversa.


Meus resultados tem sido:
  1. Reuniões com uma média de 15 minutos. Raras reuniões passam dos 20 minutos de duração.

  2. Em sua esmagadora maioria, terminamos com um entregável (isso só não acontece quando a pessoa não se interessa):

    1. fico de enviar uma proposta para o modelo Sob Demanda;

    2. o lead fica de avaliar com o time o modelo de Assinatura;

    3. ele quer que eu apresente a outras pessoas do time e já marcamos uma segunda reunião.



Vamos às técnicas para fazer reuniões eficientes!


Vou contar aqui técnicas que uso nessas reuniões para que você possa adaptar à sua realidade. Aqui, estamos considerando reuniões de vendas (tipo da reunião) para leads (perfil do público).


Elas são simples, mas absolutamente eficientes. Pode confiar que dá muito certo!


1. Tempo de apresentação

Meu pitch de vendas da Pitching tem duração de 5 minutos. Aqui, sugiro que use técnicas de pitch para fazer apresentações curtas e com estratégia. Sei que isso não é fácil de fazer do dia para a noite e sem treinamento. Mas vale o seguinte exercício, nesta ordem:

  1. quais informações são relevantes para a pessoa que está me escutando?

  2. pensando nisso e sem apego, quais informações posso cortar?

Só essa reflexão já deve reduzir sua apresentação em alguns minutos.


2. Alinhamento de expectativas

Antes da reunião, alinhe expectativas sobre o que irá acontecer. Se for necessário, envie algum material prévio. No meu caso, na mensagem que envio convidando para a reunião a um possível lead, digo que adoraria apresentar a Pitching para ele (envio o site), se fizer sentido. Algumas pessoas me dizem "não" de cara, o que é ótimo, pois nem eu nem ele perdemos tempo. Para os que querem fazer a reunião, eles já entram sabendo do que se trata: irei apresentar a eles a Pitching. O que quero deles (saber se há oportunidades, se podem fazer alguma ponte, se querem fazer parceria etc) normalmente vem no call-to-action, ao final do pitch (veja no ponto 5).


3. Agenda da reunião

Tempo total da reunião: 30 minutos

  1. 5 minutos no máximo para falar sobre amenidades;

  2. 5 minutos de pitch;

  3. 20 minutos para o lead falar se faz sentido para ele e fazer perguntas.

Normalmente, usamos 10 minutos desse tempo e o lead pedem uma proposta comercial. Ou seja, as reuniões tem durado de 15 a 20 minutos, no máximo. E isso só acontece porque cada palavra do que falo faz parte de uma estratégia e têm um por que.


4. Comece com um tweet

Para dar segurança ao ouvinte e, mais uma vez, setar expectativas, resuma em uma frase de 5 segundos o que você faz, de forma bem direta. No meu caso, digo que "a Pitching é uma empresa de storytelling estratégico". Em seguida, inicio a narrativa do pitch em si.


5. Finalize chamando seu público para ação (call-to action)

Você pode fazer uma apresentação incrível. Mas se não deixar claro ao seu stakeholder o que espera dele, dificilmente terá sucesso. Termine sua apresentação sempre chamando-o para ação. “Quero saber se existe sinergia entre minha empresa e suas necessidades”. “Quero saber se o que fazemos tem valor para você”. “Adoraríamos fazer parte do seu portfolio de investimento, por isso queremos saber se acha que estamos em linha com a tese do seu fundo”.



Uma dica extra: enxergue o “não” como um presente.

Um dos objetivos de um pitch é eliminar a perda de tempo em todos os quesitos. Quando alguém, em 5 ou 10 minutos de reunião, te fala que não tem interesse no que está oferecendo, agradeça muito e passe para o próximo lead. Ele te economizou o que existe de mais precioso na sua vida: TEMPO!


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Incorporando essas técnicas (que são muito simples, mas acredite, podem transformar uma apresentação), você pode tornar suas apresentações mais eficientes e estratégicas. Se quiser saber mais sobre essas técnicas, acesse o site da Pitching e conheça nosso trabalho. Será um prazer te apoiar nesta jornada de dominar o poder da comunicação eficiente.


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