
Fazer apresentações e pitches é uma dificuldade para a maioria das pessoas. Com mais de uma década de experiência em capacitar empreendedores e intraempreendedores neste assunto, observo que, mesmo depois de passarem pelo treinamento de pitch, muitos ainda cometem erros básicos.
Porque isso acontece?
Por que são muitos detalhes para processar quando não se está familiarizado com essas técnicas. Por isso, o planejamento e o treino são tão importantes quando for apresentar. Mas não se preocupe: com o tempo, esses detalhes vêm de forma natural.
Para resolver isso de imediato, criei o Pitch Checklist, um canvas one-page que lista todos os pontos que um pitch deve seguir.
Veja aqui alguns dos pontos que ele traz:
Cinco dicas para um pitch perfeito
Deixo claro ao meu público o que quero dele Já fizeram uma apresentação para você em que você não sabia exatamente o que aquela pessoa queria de você? Esse é um ponto fundamental em um pitch: deixar claro para o seu público o que quer dele: investimento, aprovar um projeto, saber se ele tem interesse em comprar seu produto.
Termine com um CTA (call-to-action) Ao terminar seu pitch, é fundamental chamar seu público para ação, seja para falar se têm interesse em saber mais sobre sua startup, se tem interesse em investir em você etc.
Não fico mais de um minuto em um único slide Troca de slide é uma simples técnica para deixar suas apresentações mais dinâmicas. Ficar muito tempo em um único slide faz com que seu público não tenha sensação de movimento e fique entediado mais rápido.
Esteja 100% confortável com seu pitch Quando vamos apresentar, sempre escutamos feedbacks de outras pessoas, sejam sócios, pares, chefes ou mentores. Independente do que eles digam, é fundamental que o apresentador acredite e confie em tudo o que está sendo dito e mostrado em seu pitch. Isso vai das suas palavras à roupa que vai usar no dia da apresentação. Sem isso, sua insegurança ou falta de conforto irá transparecer e influenciar na percepção de quem está te assistindo.
Falo dos assuntos de forma blocada Os assuntos tratados em suas apresentações devem ser blocados, para não confundir seu público. Isso significa, por exemplo, falar exclusivamente de parceiros, depois de concorrentes. Falar exclusivamente de problema e depois de solução. Pense sempre: como posso passar esta informação da forma mais clara para quem está me escutando?
Agora você já sabe como evitar alguns erros básicos em apresentações.
Para ter acesso ao Pitch Checklist completo, clique no botão abaixo e faça download do arquivo.
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Se quiser conhecer mais técnicas para fazer pitches e apresentações corporativas que convertem, acesse o site da Pitching. Será um prazer te conhecer e entender como podemos te ajudar.
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