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Roberta Simões

Como montar um storytelling estratégico para engajar seu público


homens ao redor de uma mesa olhando tela de computador e rindo startup
Photo by Priscilla Du Preez, Unsplash


Meus filhos estavam me acordando muito de madrugada.


Vinte noites depois eu estava completamente exausta, e eles também.


Precisava resolver aquilo.


  • Crianças, estamos muito cansados. Vocês têm acordado e levantado muito durante toda a noite. Vamos fazer o seguinte: quando acordarem, fechem os olhos e tentem dormir. Façam isso três vezes. Se não conseguirem dormir de jeito nenhum, podem chamar a mamãe, ok?

  • Sim!

  • Então, quando acordar à noite, o que você deve fazer?

  • Chamar a mamãe!

  • Não, tenta dormir. Se não conseguir…

  • Chamar a mamãe!



A intenção da nossa mensagem nem sempre condiz com o que o receptor compreende.


E a responsabilidade de se passar uma mensagem com clareza é do interlocutor. Não do receptor.


Baita responsabilidade, não é?


Isto serve para qualquer tipo de comunicação, inclusive pitches e apresentações.


Então, como garantir que o que vamos falar será devidamente compreendido por quem nos escuta em uma apresentação ou um pitch?


A chave para esta questão é conhecer seu público e adaptar seu discurso para ele.


Veja abaixo três dicas para te ajudar a montar um storytelling estratégico, que passe uma mensagem com clareza ao seu público e crie conexão com ele.


1. Adapte sua linguagem

Quais palavras seu público costuma usar? Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável? Reunião ou ou meeting? Orçamento ou budget? Use em sua apresentação as mesmas palavras que ele usa.


2. Foque no que é valorizado pelo seu público

Há várias formas de falar sobre uma mesma empresa. Digamos que ela dá lucro e tem ações de ESG eficientes. Então, se for falar com investidor você dará ênfase ao lucro. Porém, se estiver buscando parcerias relacionadas a ESG, não precisa falar do lucro, apenas das iniciativas de ESG. Dê ênfase àquilo que aquele público dá valor.


3. Conheça o perfil do seu público

Ele é mais pragmático ou tem um discurso mais elaborado? Carinhoso ou direto ao ponto? Saber isto vai te ajudar a preparar o ambiente da reunião. Você acha que este perfil de pessoa gostará de gastar cinco minutos falando sobre amenidades antes da reunião ou prefere ir direto ao assunto? Esse tipo de sutileza faz com que ela se sinta confortável no ambiente e, consequentemente, esteja mais aberto para te escutar.


Gostou dessas dicas? Compartilhe com quem também pode precisar ler este post.



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