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Roberta Simões

5 dicas para fazer um pitch matador


time startup empresa sentado em mesa de madeira criando uma apresentação
Photo by fauxels, Pexels


Você já parou para pensar no que torna um pitch realmente eficaz? O que faz uma apresentação se destacar e conquistar clientes, investidores ou parceiros estratégicos?


Talvez você esteja se preparando para um pitch importante e quer garantir que ele seja lembrado. Mas não só isso. Você quer que seu público se lembre de determinadas informações. Se for o caso, você está no lugar certo!


Neste artigo, você vai descobrir os segredos por trás de um pitch irresistível. Vamos explorar desde a importância de entender o seu público até como estruturar sua apresentação de forma impactante. E, claro, vamos mostrar como a Pitching pode ajudar você a transformar suas ideias em apresentações que realmente convertem.


Para isto, me acompanhe nessas 5 dicas essenciais para construir um pitch matador.


1- Por que conhecer o seu público é essencial?

Conhecer o seu público é uma das duas chaves para um pitch de sucesso. A outra, é saber qual é o seu objetivo, que vamos falar logo mais. Pense bem: como você pode convencer alguém se não sabe o que essa pessoa precisa ou deseja? Entender quem é seu público ajuda você a moldar sua apresentação, destacando os pontos que mais importam para eles.


Vamos imaginar que você está apresentando uma nova tecnologia para uma grande empresa de TI. Se você não souber dos problemas e desafios específicos desse setor, como vai mostrar que sua solução é ideal?


Para entender bem quem é seu público, passe a maior quantidade de tempo com ele. Entrevistas também ajudam a captar o que motiva essas pessoas e quais são suas dores.

Se não tiver esse tempo ou oportunidade, busque vídeos no YouTube, podcasts e posts no LinkedIn com pessoas referência no setor. Veja o que elas falam sobre sua realidade e dia a dia. A busca por blogs ou newsletter especializados também pode trazer uma boa visibilidade sobre seu público.


Quanto mais você souber sobre ele, mais ferramentas terá para montar seu pitch.

Porque conseguirá adaptar sua linguagem para ele. Dando um exemplo prático, que vivemos todos os dias na Pitching, temos dois públicos principais: startups e corporativo. Durante o pitch de vendas, falo sobre as consequências de se fazer apresentações sem estratégia. Para startups, um ponto que conta muito é o da reputação. Para grandes empresas bons projetos que poderiam gerar receita para a empresa, são engavetados.


Lembre-se: quanto mais você entender seu público, mais chances tem de conquistar a atenção e o interesse deles. E um pitch bem direcionado pode ser o primeiro passo para um negócio de sucesso.


2- Por que saber seu objetivo é a única forma de chegar onde quer?

Imagina entrar no carro para viajar sem saber para onde está indo? No lugar faz frio ou calor? Vamos ter contato com a natureza ou ficar na cidade? Vamos para o norte ou sul? Sem essas informações, você não consegue nem fazer as malas. Muito menos sair de casa. E, mesmo que o faça, a probabilidade de sua viagem dar certo, é mínima.


Em pitches, a lógica é a mesma. Se não souber qual é o seu objetivo com aquela apresentação, dificilmente irá chegar em algum lugar. É importante deixar claro para quem está te escutando o que você espera dele: que se torne cliente, investidor, parceiro.


Se for cliente, em quais termos? Se for investidor, quanto está pedido e para fazer o quê? Aos parceiros, quais as condições da parceria e como você espera que ele contribua.


3- Como estruturar sua apresentação?

Já vimos aqui que a abertura e o fechamento de sua apresentação são as partes mais importantes. Mas o que há entre elas? Isso vai depender muito do seu público. Clientes querem ver basicamente como seu produto funciona, quais são seus benefícios e formatos e quanto custa. O investidor, por outro lado, quer ver retorno e números de mercado. Os dois públicos gostam de ver quem já é seu cliente.


Ou seja, isso precisa ser avaliado caso a caso. Mas, de todo modo, uma contribuição que posso dar aqui é o método que utilizo para construir apresentações em geral.


  1. Escreva os grandes tópicos que quer abordar.

  2. Desenvolva cada um deles.

  3. Fale em voz alta, como se estivesse contando uma história.

  4. Maneje o que precisa ser ajustado.

  5. Quando estiver seguro com seu discurso, comece a fazer slides.


Esse simples método irá te economizar bastante tempo, pois não terá retrabalhos em layout ou estratégia. Você desenvolve uma base e só vai para a próxima etapa quando estiver seguro. Ajustes acontecem, mas com muito menos frequência.


4- Use dados confiáveis ou histórias para engajar ao fazer um pitch

Para fazer um pitch incrível, não basta trazer informações impactantes. Elas precisam ter embasamento com fontes confiáveis e/ou você precisa contar uma história que toque as pessoas.


Se conseguir combinar essas duas coisas, bingo!


Sobre dados

Os dados são o alicerce da sua apresentação. Eles trazem seriedade e mostram que você fez a lição de casa. Por exemplo, se está lançando um novo produto, mostrar pesquisas de mercado que provem a necessidade dele é fundamental. Trazer pesquisas que mostrem a percepções do consumidor, trará força para seus argumentos.


Dados apoiam suas ideias e criam confiança.

Lembre-se de que todos os dados que trouxer devem estar bem embasados e você deve conhecer sua origem, sejam eles de uma pesquisa feita por seu time ou terceiros.


Sobre histórias

Mas só dados não bastam. Por mais sério e pragmático que seja seu público, somos todos seres humanos e temos emoções. É aí que entra o poder das histórias. Histórias criam conexões emocionais e tornam sua apresentação próxima a quem te escuta.


Histórias humanizam sua mensagem e engajam sua audiência.

Quando é possível usar um pouco das duas coisas, a probabilidade de seu storytelling ser mais cativante aumenta. Use os dados para sustentar seus argumentos e as histórias para dar vida a eles. Dessa forma, você mantém a atenção da audiência e passa sua mensagem de forma impactante e fácil de lembrar.


5- Pratique, pratique e pratique!

Praticar é a chave para aperfeiçoar seu pitch e garantir que ele seja realmente impactante. Não basta saber o que dizer, é preciso treinar como dizer e da melhor forma possível.

Para te ajudar a praticar e melhorar sua apresentação a cada tentativa, aqui vão algumas dicas valiosas:

  • Aquecimento: antes de começar, faça um aquecimento. Treine sua dicção, respire fundo e se concentre. Não se esqueça que ninguém conhece sua empresa melhor do que você.

  • Grave seu pitch: uma excelente maneira de identificar pontos de melhoria é gravar sua apresentação. Assim, você pode assistir e analisar o que pode ser ajustado, considerando expressão corporal em geral e vícios de linguagem.

  • Peça feedback: após cada prática, peça feedback para alguém de confiança. Diferentes perspectivas podem revelar aspectos que você não tinha notado.

  • Role-play: Pratique com colegas ou amigos. Faça simulações de pitch, cada vez em um contexto diferente, para se sentir mais preparado para possíveis perguntas ou situações inesperadas.


Lembre-se: a prática constante é o que vai diferenciar um pitch mediano de um pitch matador. Quanto mais você treinar, mais confiante e persuasivo você tornará e poderá treinar diferentes estratégias.


Essas dicas vão te preparar para que faça, não só pitches, mas qualquer tipo de apresentação. São técnicas que passam por estratégia e tática, para que suas chances de alcançar determinado objetivo aumentem consideravelmente.


Se precisa de apoio nessa construção, a Pitching pode ser a melhor solução para você.


Somos uma startup de storytelling estratégico que pode te auxiliar a construção das apresentações de todos os públicos da sua empresa: do cliente ao investidor. Precisando de ajuda, não deixe de nos contatar. Será um prazer te apoiar em sua jornada.


Boa sorte em suas apresentações!

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