top of page
Roberta Simões

Pitch: o que é e o que você precisa saber


plateia audiencia assistindo a um pitch


Se você navegou um pouco pelo universo das startups, provavelmente ouviu o termo "pitch".


Mas, afinal, o que é isso? É apenas uma apresentação rápida ou tem algo mais?


Este guia vai explicar tudo o que você precisa saber sobre fazer um pitch empresarial eficaz, desde o seu conceito até como estruturá-lo e os benefícios que ele pode trazer.


Para quem é esse post?

Qualquer pessoa que utiliza apresentações como ferramenta de conversão, seja você uma startup ou do mundo corporativo, com os mais diversos objetivos: conseguir cliente, investimento, aprovar projeto, parceiro estratégico, representar sua empresa interna ou externamente etc.


O que é um pitch e por que é importante?

Um pitch é uma apresentação rápida e impactante, projetada para captar a atenção e o interesse de potenciais clientes, investidores ou parceiros em um curto espaço de tempo.


Quanto tempo dura?

Na Pitching, a régua que usamos é de 5 segundos a 10 minutos por pitch.

  • 5 segundos: é o que chamamos de Elevator Pitch, em que sua capacidade de síntese é tão aguçada que se você cruzar com alguém em um elevador ou em um restaurante, conseguirá resumir em 5 a 30 segundos o que faz.

  • 10 minutos: mais do que isso, consideramos como uma apresentação tradicional, pois abre espaço para o apresentador perder direção em roteiro.



A origem do pitch no mundo corporativo

O pitch nasceu no Vale do Silício, com o boom das startups de tecnologia.


Elas precisavam convencer investidores e possíveis clientes rapidamente de que seus negócios valiam a pena.


Reuniões de 1 hora, com apresentações de 20 a 40 minutos, não eram uma opção. Esses públicos não tinham todo esse tempo. Eles precisavam, em poucos segundos, identificar bons negócios ou rejeitar aqueles que não fossem de seus interesse.


Assim, as startups desenvolveram, através de estudos sobre como o cérebro humano funciona e testes empíricos, estratégias e técnicas para estruturar apresentações curtas e altamente eficientes.


Já imaginou o aumento de produtividade e eficiência se todas as pessoas do seu ambiente de trabalho tivessem esse mindset?


Estrutura de um pitch de sucesso

Existe um esqueleto utilizado em pitches de forma geral, mas alguns de seus assuntos devem mudar de acordo com o público a quem está apresentando.


Em todos os casos, um pitch bem-sucedido segue uma estrutura clara para assegurar que todos os pontos vitais sejam comunicados eficazmente, separado-os em blocos para não confundir o ouvinte.


Veja abaixo uma estrutura de pitch para investidor:


  • Apresentação: se apresente em 5 segundos, falando seu nome e uma frase que resume o que você faz. Exemplo: somos o Netflix da educação; somos o Uber dos hospitais. No caso da Pitching, somos uma empresa de storytelling estratégico.

  • Problema: o que você está resolvendo? Esse ponto justifica porque as pessoas vão se sentir motivadas a comprar de você.

  • Solução: como sua solução resolve esse problema? Como ela funciona? Quais são seus benefícios?

  • Mercado: quem precisa desta solução e por quê? Qual é o tamanho desse mercado?

  • Competidores: quem são os outros players do mercado e quais são suas vantagens competitivas em relação a eles?

  • Modelo de receita: como você planeja gerar lucro?

  • Resultados: quais resultados e feedbacks teve até o momento?

  • Objetivo: fale o valor que está buscando e o que fará com ele.

  • CTA: chame seu ouvinte para ação! Chame-o para tomar um café e aprofundar no assunto, fazer parte do time de investidores etc.


Principais benefícios de dominar a arte do pitch

Dominar a arte de fazer um pitch não apenas abre portas para investimentos, clientes e parcerias, mas também aprimora sua capacidade de comunicar ideias claramente.


Uma pergunta que fazemos muito é: quanto custa perder um cliente ou investimento por fazer uma apresentação sem estratégia? É muito caro!


Esperamos que este guia tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é um pitch e como você pode criar um que seja irresistível para clientes, investidores e parceiros.


Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse o site da Pitching para conhecer nosso trabalho. O que ensinamos são ferramentas que você irá utilizar por toda a sua vida e em âmbitos para além da apresentação.

Comments


bottom of page