
Há uns anos coordenei um Hackathon em que os participantes estavam criando soluções para uma empresa de higiene bucal.
Primeiro job dos participantes: entrevistar clientes para colher insights.
Um dos grupos pediu para me entrevistar.
Você gostaria de experimentar uma pasta de dente sabor frutas?
Não, gosto de menta. Nunca usaria uma pasta dental de frutas.
Ao final do evento, a empresa distribuiu pastas dentais de frutas.
"Não vou gostar disso nunca".
Chegando em casa, resolvi experimentar. E adorei. Para minha sorte, meu marido não gostou e ela ficou toda para mim.
Moral da história: nem sempre seu cliente sabe o que quer.
Mas você pode descobrir por ele. Essa experiência deixa claro que o trabalho do empreendedor não é apenas atender às expectativas dos clientes, mas também apresentar-lhes possibilidades que eles podem não ter considerado.
Aqui vai uma lista de sugestões para que entenda seu cliente e crie algo que seja realmente útil para ele.
Entendendo melhor seu cliente
1. Converse com seu cliente o tempo todo
Estar em contato constante com seus clientes irá te ajudar a se colocar em seu lugar e conhecer suas dores profundamente, eliminando "achismos". Essa é a melhor forma de construir algo para ele e, inclusive, identificar oportunidades que ele não conseguiria enxergar por estar imerso na operação.
2. A solução decorre da necessidade
Ao identificar as necessidades do cliente, você pode criar soluções para resolvê-las e não o contrário. Vejo muitos empreendedores buscando por ideias. Mas devemos buscar problemas e, então, pensar em soluções para resolvê-las. Neste caminho, podemos chegar em soluções que seu cliente jamais imaginou.
3. O que os concorrentes estão fazendo? Faça o oposto
Se todo o mercado está indo para um lado que você já testou e a competição está grande, faça um mapa das ações que ninguém está fazendo. Às vezes o que seu cliente quer é um modelo de distribuição ou modelo de negócio diferente, e não mudanças no produto em si.
Além disso, às vezes há uma nova gama de clientes que ninguém está enxergando te esperando.
Se trilhar o mesmo caminho de todo mundo, nunca irá descobrir.
4. Mesmo que simples, entregue algo para o cliente testar
Permita que seus clientes interajam com o produto em estágios iniciais de desenvolvimento. Observar suas reações e ouvir seus feedbacks pode revelar insights cruciais que guiarão ajustes e melhorias que você jamais pensaria sozinho. Esse é um trabalho feito a quatro mãos.
Dito isso, você precisa criar MVPs rápidos, para testar rápido e não perder tempo. Sempre pensando com a metodologia Lean.
5. Use dados a seu favor
Não tire conclusões de sensações ou achismos. Encontre métodos para coletar dados e tomar decisões baseadas neles, sem deixar de considerar sua intuição.
Conclusão
A experiência no Hackathon e a surpresa agradável com a pasta de dente de frutas me ensinaram uma lição: a inovação muitas vezes reside fora das expectativas convencionais dos clientes. Ao mergulhar profundamente nos desejos e necessidades dos clientes, podemos descobrir ou até mesmo criar demandas que eles mesmos não sabiam que tinham.
Para todos os inovadores, empreendedores e criadores, lembrem-se: entender profundamente seus clientes é o primeiro passo para criar produtos que não apenas atendam, mas também superem suas expectativas.
E ter essa consciência é essencial para criar um pitch consistente e estratégico. Afinal, você precisa conhecer profundamente seu cliente para construir seu pitch de vendas, com argumentos com os quais ele se identifique. Se precisar de ajuda com isso, somos especialistas em storytelling estratégico e podemos te ajudar. Entre em contato.
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